Somos especializados em HVAC desde 1994

Seg-Sex: 08:00 - 17:30

Venha nos conhecer!

Garantia

Registre sua garantia

Ligue Hoje 21 3372-8484

Av. Brasil, 20151 - Barros Filho -RJ

Ortobom

Ortobom - Queimados - RJ

Tem sensação melhor que chegar em casa depois de um dia cansativo e deitar em um sofá macio ou dormir em uma cama confortável? É muito bom, não é mesmo? E é graças a invenção das espumas de poliuretano que isso é possível.

E para que todo o processo de fabricação das espumas de poliuretano ocorra sem problemas, é necessário um rígido controle de qualidade na temperatura de entrada dos insumos principais dos colchões de espumas que são Poliol e TDI.

Oportunidade

O departamento industrial de nosso cliente necessitava da fabricação e instalação de um sistema completo de bombeamento e resfriamento dos produtos armazenados em enormes tanques metálicos de 20 toneladas de capacidade, instalados dentro de seu pátio fabril localizado no distrito industrial de queimados no Rio de janeiro, onde as temperaturas dos produtos internos dos tanques atingiam a faixa de 33 °C no verão inviabilizando o início da produção das espumas, sendo que os produtos Poliol e TDI precisavam ser direcionados para máquina de Espumação em no máximo 18 °C afim de manter a integridade física das espumas flexíveis, utilizadas em colchões, sofás, etc.

CLIENTE:
Ortobom

CONTRATANTE:
Ortobom

DURAÇÃO DO PROJETO:
Julho 2020 – Novembro 2020

Solução

Elaborar o dimensionamento térmico e projeto mecânico dos trocadores de calor casco e tubo para atender ao resfriamento solicitado pelo processo, com fornecimento de documentação técnica data-book baseada nas exigências das normas NR-13 do ministério do trabalho e códigos internacionais de projeto, como ASME BPVC seção VIII divisão 1 e Tubular Exchanger Manufacturers Association: TEMA.

Devido a alta viscosidade do Poliol utilizado na fabricação das espumas, foi necessário dimensionar skid com motor-bomba de deslocamento positivo tipo engrenagens, para o envio do produto viscoso a ser resfriado através dos trocadores de calor, juntamente com um painel elétrico interligando as moto-bombas de engrenagem a um controlador eletrônico de temperatura e sua respectiva válvula de fechamento proporcional, instalada na tubulação de processo.

Ao final do tempo de resfriamento escolhido pelo departamento industrial da Ortobom, o poliol e TDI são devidamente enviados à máquina de Espumação, proporcionando uma produção de espumas da mais alta qualidade nas mais diversas densidades, sem falhas ou perdas de produção.